quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eu AMO política

Começo o desabafo com as palavras de alguém que já vomitou antes:

"O pior analfabeto É o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista,pilantra, corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

(Berthold Brecht)

Isso para falar do desânimo das pessoas em relação à política. Sabe, não peço a ninguém que seja partidário ou candidato, mas é incrível como o nosso desânimo tem sido ocupado por um grupo safado que cabe direitinho na vaga daqueles que não gostam de política.
Semana dessas teve encontro na igreja sobre política. Três caras maravilhosos (de partido nenhum) traçaram um perfil histórico da política no Brasil e deram detalhes para além do "como votar no dia das eleições". Explicaram de novo a competência de cada cargo, as mentiras que os candidatos prometem e qual é o papel do Estado nesse processo todo.

Neste mesmo momento deveríamos estar tendo aula de Introdução aos Evangelhos, mas o professor achou que valia interromper as aulas. No fundo, ele percebeu que uma atividade não anulava a outra. Se foi Marcos o cara que fez questão de apresentar em seu evangelho um Jesus de paixão e luta. Se ele, propositalmente, desistiu de apresentar outro para ser ícone de um povo sofrido, só quis falar do Galileu que superou a morte com bravura e acreditou na ressurreição.

Bem, o fato é que os alunos aceitaram a proposta do professor e...
Foram embora!
Ah, porque a janta, a festa, a novela, o filho...tudo tem vez antes da política.

E em outras duas semanas fomos nós falar desses assuntos que não se deve dizer os nomes e...
Quase ninguém ficou de novo.

Ontem, estávamos em uma roda de conversas com alguns políticos e...
Quase ninguém foi.

Sabe, o povo está cansado. Eu não faço parte dos que critica o povo (assim como se também não fossem parte) sem tentar entendê-lo. O povo está mesmo doente, sem dinheiro, cansado de ser castigado. O povo está fatigado. Nós que somos povos estamos mesmo desanimados com tanta corrupção e tanto aspecto que não dá certo. É transporte, saúde, educação, segurança pública; tudo, sempre, muito ruim.
Eu sei e sinto tudo isso. O problema surge quando vemos que há mais de 900 candidatos para Deputado Federal e mais de 1.800 para Estadual, só no Rio. São os Tiriricas, Romários (que confunde seu partido), Euricos (o Ficha Limpa).
Cara, não dá pra fingir que política não é assunto seu. Essa decisão de não fazer parte é a que inclui a de decidir por deixar passar esse bando safado que quer fazer desse espaço um emprego vitalício e de verbas fartas.

Não precisa ser militante, participar de passeata, nem ir em rodas de conversa. Só que, por favor, não diz pra mim que isso não é problema seu. Você escolherá seis pessoas para, pelos próximos quatro anos (ou 8, no caso dos senadores), lidarem com seu dinheiro, com as leis do seu Estado, para colocarem em prática seus interesses. Não diz pra mim que não é problema seu.

Ontem morreu o menino, Matheus, acho. 13 anos, pego por uma bala perdida de fuzil quando jogava um lixo fora. Alí, bem em frente ao Hospital Infantil, bem no meu nariz. Incoerência essa ser violentado no hospital.
Pela manhã, hoje, eu passei no trajeto do menino que eu fazia para chegar ao trabalho. Olhei, olhei, olhei. Pensei, meu Deus, podia ser eu. Quem de nós tem receio e vai assustado ao lixo, se protegendo de uma bala perdida? Esse "podia ser eu" não diminui a minha dor e não me dá nada de alívio. No fundo eu penso, caramba, é tudo o MESMO barco. E tem gente dizendo que não quer saber desse assunto. Desculpa, mas você não será aliviado porque desistiu de participar do mundo.
Como eu ouvi em um desses assuntos de (arg!) política, a cidadania é inegociável. É aí que mora a obrigatoriedade do voto!

6 comentários:

  1. Adorei que tenha voltado a blogar. Mesmo.
    Sua indgnação é tão clara que me tomei por esse sentimento enquanto lia. Estou convencida de que política é assunto meu.
    lu_n_

    ResponderExcluir
  2. Lindaa! como me encho de conteudo quando voce posta! Que bom que voltou! Agente só tem a ganhar com a sua volta. Seja muito bem-vinda, mais uma vez!
    bj bj bj
    menino feliz! rs(mô)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Urrul, Nova Iguaçu! rrsrsrs...

    Hj conversando com um padre em uma tendimento ele me disse... Os Políticos umsa as tres classes sociais como escravos
    o pobre: para comprar seus votos
    o rico: para ter dinheiro para comprar os votos dos pobres
    a classe média: para bater palmas...

    ** seja bem vinda a realidade e ao mundos dos blogueiros!
    te amo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, encontrei nele todo o meu pensamento.

    ResponderExcluir

Só para quem não é baú!